Os pedidos de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes do POSTRAD são regidos por Resolução própria com os critérios estabelecidos pelo Colegiado do Pragrama e validados pela CPP.

O credenciamento tem vigência de 5 anos. O pedido de recredenciamento deve ser encaminhado com uma antecedência de 60 dias do vencimento do credenciamento vigente.

Os pedidos de (re)credenciamento são feitos mediante apresentação, à Coordenação do Programa, de projeto de pesquisa e formulário de solicitação indicando a área de concentração e a linha de pesquisa e o eixo de interesse pretendidos, além de Currículo Lattes atualizado e comprovação da produção no quinquênio anterior ao pedido e de participação em grupo de pesquisa certificado pela instituição de origem do(a) pesquisador(a).

Os pedidos podem ser enviados por e-mail à Secretaria de Pós-Graduação: ilsecpos@unb.br.

Credenciamento como orientador(a) pleno(a):

Podem se credenciar como orientadores(as) plenos(as) os(as) docentes que pertencem ao quadro acadêmico da UnB ou ao quadro de pesquisadores de instituições com as quais exista Convênio de Cooperação Acadêmica com a UnB.

-Checklist de documentação para (re)credenciamento como orientador(a) pleno(a) do Mestrado.

-Formulário de credenciamento como orientador(a) pleno(a) do Mestrado (Anexo 1).

-Tabela de produção intelectual para se credenciar no Mestrado (Anexo 4).

-Tabela de produção intelectual para se recredenciar no Mestrado (Anexo 5).

Credenciamento como pesquisador(a) colaborador(a):

Também é permitido o credenciamento como pesquisador(a) colaborador(a) a pesquisadores(as) externos(as), vinculados(as) ou não a outra instituição, colaborarem em projetos de pesquisa da UnB, como é o caso de pesquisadores em Estágio Pós-Doutoral.

Caso o(a) pesquisador(a) colaborador deseje orientar trabalhos, deverá solicitar também o credenciamento como orientador(a).

A Resolução CEPE 0047/2022 regulamenta a atuação dos pesquisadores colaboradores na UnB.

-Checklist de documentação para credenciamento como pesquisador(a) colaborador(a) do Mestrado.

-Formulário de credenciamento como pesquisador(a) colaborador(a) do Mestrado.

-Tabela de produção intelectual para credenciar no Mestrado (Anexo 4).

-Tabela de produção intelectual para se recredenciar no Mestrado (Anexo 5).

A solicitação de descredenciamento não exige formulário, sendo somente necessário enviar memorando com a devida justificativa, especialmente no que diz respeito à interrupção de orientações em andamento.

Credenciamentos pontuais:

É possível solicitar credenciamento como orientador(a) ou coorientador(a) específico para determinado(a) discente. Neste caso, o credenciamento terá validade até a data da defesa do(a) discente.

Formulário de Credenciamento de Orientador Específico

Formulário de Credenciamento de Coorientador.

Os pedidos podem ser enviados por e-mail à Secretaria de Pós-Graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Credenciamento como orientador(a) pleno(a):

-Tabela de produção intelectual para se credenciar no Mestrado (Anexo 4).

-Tabela de produção intelectual para se recredenciar no Mestrado (Anexo 5).

Credenciamento como pesquisador(a) colaborador(a):

-Formulário de credenciamento como pesquisador(a) colaborador(a) do Mestrado.

-Tabela de produção intelectual para credenciar no Mestrado (Anexo 4).

-Tabela de produção intelectual para se recredenciar no Mestrado (Anexo 5).

Credenciamentos pontuais:

Formulário de Credenciamento de Orientador Específico

Formulário de Credenciamento de Coorientador.