Índice de Artigos

COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DO POSTRAD 

Apesar da difícil situação que estamos vivendo pela pandemia, 2021 será um ano de comemorações pelos 10 anos do programa!


CONCURSO

Começamos com um concurso para a seleção de uma logo especial comemorativa dos 10 anos do POSTRAD.

Leia o edital aqui

Retificação: o prazo para envio dos projetos foi estendido até o dia 31 de março. O resultado será divulgado no dia 5 e abril nesta página.

Resultado do concurso.  

 

logo vencedora do concurso, em tons pretos, cinzas e vermelhos, a logo do postrad com o texto: 10 anos.


AULA INAUGURAL 

Confira aqui à Aula Inaugural do primeiro semestre de 2021, intitulada "POSTRAD 10 ANOS: Trajetória e Perspectivas", ministrada pela Profa. Dra. Germana Henriques Pereira no dia 22/03, às 18h, pelo canal do POSTRAD no YouTube.
O evento marcou o início dessa importante celebração do Programa.
Houve interpretação em Libras. 
 cartaz com a foto da professora Germana, que tem pele clara e cabelo liso, comprido. Ao lado, um texto com o resumo da palestra. 

PALESTRA DE ABRIL

Já está disponível no canal do POSTRAD no Youtube a palestra Políticas de tradução e interpretação para línguas indígenas ou originárias no Peru: da regulamentação à ação, ministrada por Gerardo Manuel Garcia Chinchay, do Ministério da Cultura do Peru, no dia 22 de abril de 2021, às 18h, a convite da Comissão Organizadora dos eventos comemorativos dos 10 Anos do POSTRAD - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade de Brasília, juntamente com os grupos de pesquisa Mobilang e Poéticas do Devir.

Houve interpretação em Libras. 

Cartaz com as fotos das professoras Sabine e Alice, que são brancas de cabelo cacheado e óculos, e a foto do convidado, que tem feições andinas e cabelo curto escuro. Ao lado, o título e resumo da palestra e dois textos sobre os grupos de pesquisa das professoras 


PALESTRA DE MAIO

Já está disponível no canal do POSTRAD no YouTube (POSTRAD UnB) a palestra ministrada pela Profa. Dra. Josélia Neves, no dia 24 de maio de 2021, às 14h a convite da Comissão Organizadora dos eventos comemorativos dos 10 Anos do POSTRAD - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade de Brasília, juntamente com o grupo de pesquisa Acesso Livre.
Houve interpretação em Libras.   
  
cartaz com as fotos das professoras Helena e Josélia, que são brancas com cabelo pela altura dos ombros e óculos. Ao lado, o resumo da palestra e um texto sobre o grupo de pesquisa Acesso Livre.

PALESTRA DE JUNHO

Já está disponível no canal do POSTRAD no YouTube (POSTRAD UnB) a palestra ministrada pelo Prof. Dr. Fabio Alves, no dia 22 de junho de 2021, às 18h, a convite da Comissão Organizadora dos eventos comemorativos dos 10 Anos do POSTRAD - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade de Brasília, juntamente com os grupos de pesquisa CoMPLETT, MapTrad e TermiTraDiCO.
Houve interpretação em Libras. 
cartaz com as fotos dos professores Flávia, Malta e Elisa e uma foto maior do convidado. Ao lado, o resumo da palestra.

AULA INAUGURAL DO SEMESTRE (2021/1)

Já está disponível no canal do Postrad no YouTube Aula Inaugural do 1º semestre de 2021, ocorrida em 04 de agosto de 2021, às 18h (horário de Brasília). 
Nossa convidada foi a Profa. Dra. Luciana Latarini Ginezi (Fundação do Memorial da América Latina), que ministrou a palestra intitulada: O desenvolvimento de competências tradutórias para o mercado de tradução e interpretação.
A moderação foi feita pela Profa. Dra. Alessandra Ramos de Oliveira Harden (POSTRAD/UnB) e pelo Prof. Dr. Júlio César Neves Monteiro (POSTRAD/UnB).
Houve interpretação em Libras. 
Cartaz com a foto da palestrante, que é uma mulher loira de pele clara, e dos professores Alessandra e Júlio, ela de pele clara e cabelo cacheado e ele de pele negra e cabelo curto. Ao lado, o resumo da palestra o currículo da convidada.

PALESTRA DE AGOSTO

Já está disponível no no canal do POSTRAD no YouTube (POSTRAD UnB) a palestra intitulada Práticas de escuta, práticas de escrita, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Sérgio de Souza Jr., no dia 24 de agosto de 2021, às 18h (horário de Brasília).

A moderadora foi a Profa. Dra. Alba Escalante, líder do grupo de pesquisa Tradução e Psicanálise e vice-líder do grupo Mapeamentos em Tradução (MapTrad).
Houve interpretação em Libras. 

Cartaz com as fotos da professora Alba e do convidado. Ela tem cabelo longo escuro e utiliza óculos, e ele tem cabelo curto, a pele clara e também usa óculos. Ao lado, o resumo da palestra, o curríuclo do palestrante e um texto sobre o grupo de pesquisa Tradução e Psicanálise.


PALESTRA DE SETEMBRO

A Comissão Organizadora das palestras mensais em comemoração aos 10 Anos do POSTRAD (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução) da Universidade de Brasília têm o prazer de convidar a todas, todos e todes para a palestra intitulada:
 
INTERPRETAÇÃO PARA IMIGRANTES SURDOS NA CIDADE DE MANAUS: a Libras como construção linguística e identitária
Nossa convidada é a Profa. Dra. Rosejane Farias (UFAM).
 
Quando? No dia 24 de setembro de 2021, às 10h (horário de Brasília).
Onde? No canal do POSTRAD UnB no YouTube.
Link para a palestra de setembro no canal do POSTRAD UnB no Youtube.
A mediação será  feita pelo Prof. Dr. Júlio César Neves Monteiro, líder do grupo de pesquisa Tradução: políticas e práticas (POSTRAD/UnB), que promove esta palestra.
Rosejane Farias é doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É professora da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora nas áreas da Surdez e Arte-Educação com ênfase nas seguintes temáticas: Libras, Estudos Surdos, Educação Especial, Educação de Surdos, Identidades Surdas, Políticas Linguísticas, Língua Portuguesa, Teatro e Música. Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Musicista e Atriz da Companhia de Teatro "A RÃ QI RI".
Informamos que haverá interpretação em LIBRAS e que o link de inscrição para certificado de ouvinte será disponibilizado, durante a transmissão do evento, no chat do canal.

PALESTRA DO DIA DO TRADUTOR

Já está disponível no canal do POSTRAD no YouTube (POSTRAD UnB) a palestra intitulada Mapas-múndi literários: impacto da tradução na internacionalização da literatura brasileira, ministrada pela Profa. Dra. Marie-Hélène Catherine Torres, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no dia 30 de setembro de 2021, às 18h (horário de Brasília), com mediação da Profa. Dra. Germana Henriques Pereira.
Houve interpretação em Libras.

 

XIV CICLO DE PALESTRAS TRADUÇÃO EM CONTEXTO e VII JORNADA DE PESQUISA EM ESTUDOS DA TRADUÇÃO DO POSTRAD

 

Em março de 2021, o Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade de Brasília (POSTRAD/UnB) completou 10 anos!!!


Para encerrar as comemorações com chave de ouro, nos dias 21 e 22 de outubro de 2021, serão realizados o XIV Ciclo de Palestras Tradução em Contexto e a VII Jornada de Pesquisa em Estudos da Tradução do POSTRAD.

Confira a Programação e o Caderno de Resumos.

 

Todas as palestras, comunicações e apresentações serão apresentadas no canal do YouTube POSTRAD UnB.
link de inscrição para certificado de ouvinte será disponibilizado, durante a transmissão do evento, no chat do canal.
Este evento contará com intérpretes de Libras.